Como foi alimentar os atletas olímpicos durante a Rio 2016

img_9708

 

Um restaurante do tamanho de mais de dois campos de futebol e uma cozinha movimentada pelo trabalho de 2.700 pessoas. Durante 78 dias entre os meses de julho e setembro de 2016, uma megaoperação logística sem precedentes na história da alimentação coletiva mundial deu origem ao restaurante 24 horas da Vila dos Atletas, motor energético essencial dos participantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e integrantes das delegações de 200 países.

 

 

sapore-19221
Foto Adriano Fagundes

 

Diante do sucesso das 842 competições de 65 modalidades esportivas que entraram para a história do Rio de Janeiro, a epopeia de servir até 70 mil refeições para os 25 mil habitantes da Vila Olímpica passou quase despercebida. Para contar esta história com a profundidade que ela merece, foi produzido em tempo recorde e lançado em dezembro de 2016 o livro Legado Olímpico, primeiro trabalho da Editora Same Same. Com 252 páginas, o obra é patrocinada pela Sapore, empresa responsável por toda a alimentação na Vila dos Atletas.

 

sapore-5489
Foto Adriano Fagundes

 

Com reportagem e textos assinados pelo jornalista Daniel Nunes Gonçalves, fotos de Adriano Fagundes e direção de arte de Ricardo Godeguez, Legado Olímpico – O desafio de alimentar a elite do esporte mundial na Rio 2016 detalha como foi o planejamento, a construção das instalações temporárias, os bastidores da logística para providenciar as 3.142 toneladas de alimentos consumidos e o funcionamento ininterrupto da cozinha e do restaurante.

 

sapore-18119
Foto Adriano Fagundes

 

Com capacidade para 5.200 pessoas comendo ao mesmo tempo, o restaurante era organizado por estações como comida brasileira, asiática, italiana, halal/kosher e sabores do mundo. Para atender às rígidas dietas e restrições alimentares dos atletas de alta performance, assim como às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Sapore investiu no aperfeiçoamento do seu sistema de inteligência operacional. Pesquisou a alimentação em diferentes partes do mundo, importou ingredientes raros e comemorou o feito de não registrar indisposição alimentar entre os atletas.

 

Foto Adriano Fagundes
Foto Adriano Fagundes

 

O livro foi impresso pela gráfica Pancrom com tiragem de 5.000 exemplares: 3.500 da versão português-inglês e 1.500 da versão português-espanhol. Além dos textos, fotos e infográficos, a obra conta com depoimentos de vários atletas e prefácios de Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, de Sidney Levy , Diretor-Geral do Comitê Organizador Rio 2016, e de Luiza Trajano, Vice-Presidente do Conselho do Comitê Olímpico Rio 2016. A distribuição, ao menos por enquanto, é restrita a clientes, colaboradores e parceiros da Sapore.

 

sapore-17587
Foto Adriano Fagundes

 

Blog é eleito para viajar para a Índia

Vejam só a grande novidade do dia: “Hi Daniel, Greetings from Kerala Tourism! Congratulations! You are one of the bloggers shortlisted from over 500 entries for the Kerala Blog Express Road Trip organized by Kerala Tourism!” É isso mesmo, pessoal. Vou pra Índia. Eu achava que já estava fora, cheguei até a publicar que não tinha sido dessa vez. Que bom que eu estava errado. Segundo o anfitrião, 25 dos 500 inscritos (eu tinha entendido que seriam só 20…) conseguiram votos suficientes para fazer parte dessa expedição de blogueiros de todo o mundo, e eu fui um deles. Agora tenho de achar uma brecha na agenda de trabalhos para passar duas semanas de março experimentando as diferenças culturais do lugar. Estive no país 10 anos atrás, em 2004, mas não conheci o Sul. Agora não vejo a hora. Muito obrigado a todos que votaram e compartilharam!

Pedindo votos para ir a Kerala, Índia

Atenção, tripulação: termina na quarta, 15 de janeiro, a votação da #keralablogexpress para eleger os 20 blogueiros de viagem de todo o planeta que farão parte de um expedição por #Kerala, a linda região do sul da Índia. Trata-se de uma bela idéia do Departamento de Turismo de Kerala para incentivar o turismo utilizando a melhor ferramenta de divulgação de destinos da atualidade: os blogs. Seja um cabo eleitoral do Same Same! Clique em http://keralablogexpress.com/user/single_participant/8196 , dê seu voto, compartilhe pelo Facebook e convoque seus amigos a votar também!