Planeta Sustentável divulga livro

O Planeta Sustentável, portal de sustentabilidade da Abril, publicou uma ótima reportagem aproveitando o lançamento, em São Paulo, do livro Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas, que produzi com o fotógrafo Adriano Fagundes. Eles apresentaram assim o projeto: “Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas reúne 200 imagens que revelam peculiaridades e personagens de cada trecho às margens dos 6.992 km do rio. Nele estão magnificamente registradas não apenas aspaisagens deslumbrantes da região, mas principalmente a vida de pescadores, marinheiros, lavadeiras, prostitutas, parteiras, entre outros ribeirinhos que têm suas rotinas transformadas pelo único rio que costura a linha do Equador e dá origem a mais de mil afluentes. Continuar lendo Planeta Sustentável divulga livro

Agora nós somos os “meninos do Rio”

Depois da Revista da Gol em janeiro, foi a vez de as publicações de bordo da TAM e da Azul publicarem em suas edições de fevereiro reportagens sobre o livro que produzi com o fotógrafo Adriano Fagundes. “Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas”, que escrevi depois das três viagens que fizemos em 2013 acompanhando o grande rio desde a nascente até a foz, tem lançamento previsto para acontecer nos próximos dias. Para quem passou a vida entrevistando os outros, está sendo curioso ser procurado agora no lugar de entrevistado, como aconteceu quando o repórter da Gol, o Daniel Marques, ligou aqui no meu home-office. Na TAM Nas Nuvens, a reportagem assinada pelo talentoso Victor Gouvêa, com quem tive o prazer de trabalhar, ganhou um título divertido: “Meninos do Rio”. Com essa idade, com esse corpinho? Nada mal, hein?

Reportagem publicada na Revista TAM Nas Nuvens de fevereiro/2014
Reportagem publicada na Revista TAM Nas Nuvens de fevereiro/2014

Na matéria da TAM, o Adriano, pai do projeto, apresenta cinco dos lugares que mais curtiu nas três viagens que fizemos juntos, em 2013, acompanhando o grande rio desde a nascente até a foz.

Já a reportagem que a Bruna Tiussu publicou na Revista da Azul foca nos personagens que cruzamos ao longo do caminho. E ganhou até o destaque de capa. Que venham muito mais.

Reportagem da Revista da Azul publicada na edição de Fevereiro/2014
Reportagem da Revista da Azul publicada na edição de fevereiro/2014

Revista da Gol publica nota sobre livro

Meu principal objeto de trabalho de 2013, o livro Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas já está na mídia. Ele foi citado na Revista da Gol de janeiro, destacando uma foto de crianças jogando futebol no lodo de Macapá, no Amapá, durante a vazante do rio, e outra de um senhor de Monte Alegre, Pará. O projeto do livro é um velho sonho do fotógrafo Adriano Fagundes, que tem raízes familiares na Amazônia. Curioso é como entrei nessa história. Conheci o Adriano em 2001, quando morávamos em Nova York, e ele era um DJ amigo da Bruna, minha ex-roomate. Dez anos depois, quando Adriano voltou ao Brasil depois de duas décadas em NY, foi mostrar o portfólio na revista onde eu trabalhava, a RED Report. Foi quando nos reconhecemos. Acabamos viajando  para Escócia e Irlanda, nos demos bem e ele fez o convite: vamos fazer um livro sobre a Amazônia? Deu no que deu.

Dos Andes ao Atlântico – Uma viagem pelo Rio Amazonas

Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas

Texto, edição, concepção editorial e coordenação da tradução do livro fotográfico de Adriano Fagundes. A reportagem para perfilar o maior rio do mundo por meio das pessoas que o habitam foi realizada em três viagens ao longo de 2013, cobrindo desde o entorno da nascente do Rio Amazonas, no Peru, até sua foz, entre o Pará e o Amapá brasileiros. O projeto editorial foi realizado a convite de Fagundes, autor da idéia.

 

Ano de edição 2013

Lançamento Previsto para Janeiro e Fevereiro de 2014

Editora ArteEnsaio (http://arteensaio.com.br/)

Idiomas português/inglês

Livro sobre Rio Amazonas está impresso

De todas as dicas que recebi de Adriano Fagundes durante as três viagens que compartilhamos em 2013 para produzir o livro Dos Andes ao Atlântico, Uma Viagem pelo Rio Amazonas – que se somaram a outras nove que ele havia encarado desde 1996 –, a mais valiosa foi a de visitar o barco horas antes do embarque. Aquele era o momento de escolher bem o lugar onde suspender nossas redes, se possível em meio à ventilação no centro do segundo andar, dando os nós a uma altura que permitisse mirar o horizonte e a uma distância confortável da cozinha, do banheiro e do motor.

Continuar lendo Livro sobre Rio Amazonas está impresso

Retrospectiva: minhas top trips 2013

Especialmente para produzir o livro sobre o rio Amazonas, rodei um bocado pelo Brasil no ano passado. Comecei 2013 no Monte Roraima, nas alturas do Norte do país. Fiz também uma rota oeste-leste completa: entrei na Tabatinga amazônica navegando desde Santa Rosa, no Peru, e Letícia, na Colômbia, e alcancei o Atlântico logo ali no Amapá, pertinho do Oiapoque. Sem planejar, acabaria o ano também ao nível do mar no extremo Sul, cruzando a fronteira do Chuí. E acabei fazendo o ranking das minhas 10 melhores experiências de viagem no ano. Continuar lendo Retrospectiva: minhas top trips 2013