Diante de mim existem dezenas de barquinhos com velas descendo lentamente o rio que passa sob a ponte onde estou. Anoitece aqui na charmosa cidade colonial de Hoi An, no Vietnã, que é toda decorada por lanternas coloridas. É uma cena linda, singela e romântica que todo mundo tem que ver uma vez na vida.

 

Boletim da série Tailândia e Vietnã para o programa Repórter Viageiro, da Rádio Vozes

Últimos textos
Arquivo
Sobre
O blog do Same Same traz relatos dos bastidores das reportagens reproduzidas neste site portfolio. São pequenas histórias que não foram contadas nas revistas em que foram publicadas.
 
segunda-feira, 27 janeiro 2014
Daniel Mexico

Vejam só a grande novidade do dia: “Hi Daniel, Greetings from Kerala Tourism! Congratulations! You are one of the bloggers shortlisted from over 500 entries for the Kerala Blog Express Road Trip organized by Kerala Tourism!” É isso mesmo, pessoal. Vou pra Índia. Eu achava que já estava fora, cheguei até a publicar que não tinha sido dessa vez. Que bom que eu estava errado. Segundo o anfitrião, 25 dos 500 inscritos (eu tinha entendido que seriam só 20…) conseguiram votos suficientes para fazer parte dessa expedição de blogueiros de todo o mundo, e eu fui um deles. Agora tenho de achar uma brecha na agenda de trabalhos para passar duas semanas de março experimentando as diferenças culturais do lugar. Estive no país 10 anos atrás, em 2004, mas não conheci o Sul. Agora não vejo a hora. Muito obrigado a todos que votaram e compartilharam!

 
terça-feira, 21 janeiro 2014
Clipping - Revista da Gol

Meu principal objeto de trabalho de 2013, o livro Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas já está na mídia. Ele foi citado na Revista da Gol de janeiro, destacando uma foto de crianças jogando futebol no lodo de Macapá, no Amapá, durante a vazante do rio, e outra de um senhor de Monte Alegre, Pará. O projeto do livro é um velho sonho do fotógrafo Adriano Fagundes, que tem raízes familiares na Amazônia. Curioso é como entrei nessa história. Conheci o Adriano em 2001, quando morávamos em Nova York, e ele era um DJ amigo da Bruna, minha ex-roomate. Dez anos depois, quando Adriano voltou ao Brasil depois de duas décadas em NY, foi mostrar o portfólio na revista onde eu trabalhava, a RED Report. Foi quando nos reconhecemos. Acabamos viajando  para Escócia e Irlanda, nos demos bem e ele fez o convite: vamos fazer um livro sobre a Amazônia? Deu no que deu.

 
quinta-feira, 16 janeiro 2014
Bhaktapur

Amados amigos e queridos leitores, não vai ser dessa vez que eu vou voltar à Índia. A votação do #keralablogexpress foi encerrada na quarta, dia 15, quando eu estava na posição 23 entre os mais votados. E apenas os 20 primeiros vão embarcar na expedição de blogueiros pelas praias de #Kerala. Mas eu fiquei tão feliz e lisonjeado com a carinhosa mobilização virtual – com esse Facebook a gente pode, mesmo, mudar o mundo… – que vou cumprir, mesmo candidato derrotado, uma das minhas promessas de campanha. Compartilho aqui uma das experiências – um vexame, na verdade – que vivi na minha primeira incursão à Índia e ao vizinho Nepal, exatos 10 anos atrás. Em 2004, viajei com três amigos e passei quase 2 meses entre templos-de-todos-os-santos, banheiros sem papel higiênico e vacas desgovernadas. Tudo ia bem até que chegou o dia em que eu caí do alto do trono da minha arrogância. Leia mais…

 
segunda-feira, 13 janeiro 2014
kerala-blog-express.png?w=300&h=300

Atenção, tripulação: termina na quarta, 15 de janeiro, a votação da #keralablogexpress para eleger os 20 blogueiros de viagem de todo o planeta que farão parte de um expedição por #Kerala, a linda região do sul da Índia. Trata-se de uma bela idéia do Departamento de Turismo de Kerala para incentivar o turismo utilizando a melhor ferramenta de divulgação de destinos da atualidade: os blogs. Seja um cabo eleitoral do Same Same! Clique em http://keralablogexpress.com/user/single_participant/8196 , dê seu voto, compartilhe pelo Facebook e convoque seus amigos a votar também!

 
segunda-feira, 6 janeiro 2014
capa 2

De todas as dicas que recebi de Adriano Fagundes durante as três viagens que compartilhamos em 2013 para produzir o livro Dos Andes ao Atlântico, Uma Viagem pelo Rio Amazonas – que se somaram a outras nove que ele havia encarado desde 1996 –, a mais valiosa foi a de visitar o barco horas antes do embarque. Aquele era o momento de escolher bem o lugar onde suspender nossas redes, se possível em meio à ventilação no centro do segundo andar, dando os nós a uma altura que permitisse mirar o horizonte e a uma distância confortável da cozinha, do banheiro e do motor.

Leia mais…

 
 

DISCLAIMER: Conteúdo protegido por leis de direito autoral. São proibidas quaisquer formas de reprodução, total ou parcial, do conteúdo disponível no website. Criado por Daniel Nunes Gonçalves e Danilo Braga. © Todos os direitos reservados.