Planeta Sustentável divulga livro

O Planeta Sustentável, portal de sustentabilidade da Abril, publicou uma ótima reportagem aproveitando o lançamento, em São Paulo, do livro Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas, que produzi com o fotógrafo Adriano Fagundes. Eles apresentaram assim o projeto: “Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas reúne 200 imagens que revelam peculiaridades e personagens de cada trecho às margens dos 6.992 km do rio. Nele estão magnificamente registradas não apenas aspaisagens deslumbrantes da região, mas principalmente a vida de pescadores, marinheiros, lavadeiras, prostitutas, parteiras, entre outros ribeirinhos que têm suas rotinas transformadas pelo único rio que costura a linha do Equador e dá origem a mais de mil afluentes. O Planeta Sustentável, portal de sustentabilidade da Abril, publicou uma ótima reportagem aproveitando o lançamento, em São Paulo, do livro Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas, que produzi com o fotógrafo Adriano Fagundes. Eles apresentaram assim o projeto: “Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas reúne 200 imagens que revelam peculiaridades e personagens de cada trecho às margens dos 6.992 km do rio. Nele estão magnificamente registradas não apenas aspaisagens deslumbrantes da região, mas principalmente a vida de pescadores, marinheiros, lavadeiras, prostitutas, parteiras, entre outros ribeirinhos que têm suas rotinas transformadas pelo único rio que costura a linha do Equador e dá origem a mais de mil afluentes.

Convite_SP copy-1

Mas Adriano não está sozinho nesta empreitada. O jornalista Daniel Nunes Gonçalves– colaborador da revista National Geographic Brasil, da Editora Abril, e é autor de cinco livros – escreveu todos os textos da obra e participou das três últimas viagens com o amigo, quando perfilou 17 personagens riquíssimos da região, entre eles Orlando Garcia, carregador de mochilas para caminhantes, Kapax, o “Tarzan colombiano”, e Dona Onete, a dama do carimbó (gênero musical indígena). O resultado revela belos retratos e histórias curiosas de pessoas anônimas.

Assim, a cultura que marca a rotina das margens do rio Amazonas está muito presente na obra. Adriano e Daniel acompanharam, por exemplo, quatro festas tradicionais nas regiões percorridas:

– Inti Raymi, tradição inca que acontece em Cusco, no Peru;
– Festival Folclórico de Parintins, espetáculo dos bois-bumbás no estado do Amazonas;
– Çairé, disputa entre botos à beira das belas praias de rio de Alter do Chão, no Pará; e
– Círio de Nazaré, que reúne 2 milhões de fiéis de Nossa Senhora nas ruas de Belém.

Com este primeiro livro, Adriano – que tem trabalhos espalhados por publicações do mundo todo, entre elas Rolling Stone e InStyle – realiza um grande projeto de vida: retratar a Amazônia de seus antepassados. “Ao viajar pela Amazônia, percebi que, além de documentar os povos da região, eu buscava conhecer de perto minhas origens do Norte”, conta. ”

Para ler a reportagem completa, acesse:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/livro-fotografo-retrata-cultura-vida-margens-rio-amazonas-773920.shtml

Peru-1568

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *